Colégio Elisa Andreoli

59 ANOS

DE HISTÓRIA

"Dos primeiros passos aos primeiros sonhos."

A Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras recebeu, em 1965, um convite de algumas pessoas leigas e Religiosas representantes da comunidade de Barreiros – São José e de Florianópolis, para fundar uma missão no setor da educação neste local, pois uma escola se fazia necessária na região. A Congregação, após realizar visita aos locais, efetuou a compra de um terreno em Barreiros por ser um local desprovido de escolas, na época.

No dia 18 de fevereiro de 1965, chegaram a Barreiros – São José, três Irmãs: Madre Flávia Andretta, Irmã Sandra Bozzo e Irmã Francisca Marcon provenientes de Capinzal/SC, das comunidades: Colégio Mater Dolorum e Hospital Nossa Senhora das Dores, onde exerciam seu magistério e serviço, para iniciar a nova missão educativa.

No dia 10 de março de 1965, as Irmãs iniciaram as aulas com 80 alunos de Jardim de Infância (Educação Infantil) e Classe de Alfabetização, adaptando duas salas, numa casa residencial de alvenaria, para o funcionamento da escola. Esta casa foi utilizada também como moradia das Irmãs. A mesma, localizada na Rua José Victor da Rosa, 152, onde hoje se encontra um condomínio residencial San Raphael.

Para iniciar as atividades educativas, as Irmãs receberam do Departamento de Ensino, 36 carteiras usadas, que serviu para o pré-primário, mesinhas e cadeirinhas usadas, para o Jardim de Infância (Educação Infantil), que foram adquiridas do Instituto de Menores "Dom Bosco", de Florianópolis.

A Escola no início recebeu o nome de Escola Stella Maris, cujo significado é Estrela-do-mar, título dado à Virgem Maria na Litania Mariana e que correspondia à paisagem do mar tão bem visualizada na época, do ponto mais alto de Barreiros. A Escola foi dedicada à Maria, Mãe de Jesus, força e inspiração na nova missão que as Irmãs iniciaram.

Em 1966, a comunidade foi composta pelas Irmãs: Flávia Andretta, Imaculada Pegoraro, Matilde(Cecília) Macarini, Angélica Frigo e Maria de Jesus Eiras (Ir. Roberta) que, além de professora, foi a primeira Diretora da referida escola.

No dia 13 de outubro de 1966, foi iniciado o trabalho de construção do novo prédio, sob a orientação e acompanhamento da obra, de Madre Flávia Andretta. O processo de construção do atual prédio, se deu de forma rápida, tanto é que permitiu, no início de 1967, ser possível iniciar as aulas, em uma ala do novo prédio, para alunos do Curso Primário, em amplas salas iluminadas pelo sol.

Ainda mediante a gestão do Governador Dr. Ivo Silveira, em 17 de janeiro de 1969, com a fundação do Curso ginasial é transferido o nome de Escola Stella Maris, para “Escola Elisa Andreoli”, nome dado em homenagem à Fundadora da Congregação das Servas de Maria Reparadoras, que tanto amou e se dedicou à educação e à evangelização.

No dia 22 de março de 1969, às 18 horas, com muita alegria, foi realizada a inauguração da Escola Elisa Andreoli, com a Celebração da Missa presidida pelo Pe. Francisco Bianchini.

Em 1994, com a autorização para funcionamento do Curso de Ensino Médio, sendo reconhecido em 1998, acontece também a mudança do nome de Escola Elisa Andreoli para “Colégio Elisa Andreoli”. Inúmeros foram os esforços de muitas Irmãs, professores e funcionários, fazendo com que, o referido Colégio crescesse com amplos e modernos espaços, garantindo a excelência na educação.

O Colégio Elisa Andreoli é uma instituição de ensino particular, confessional, de propriedade da Congregação das Servas de Maria Reparadoras. Nestes últimos anos, atende uma média de 2.050 alunos, que o enquadra como um estabelecimento de grande porte de ensino, atendendo alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio. Oferece amplo espaço físico, constante qualificação do ensino, com profissionais qualificados.

O Colégio tem por filosofia a promoção de uma educação voltada para a pessoa na sua integralidade, na ótica antropológica, inspirada nos valores do Evangelho e no diálogo intercultural. No desenvolvimento dos educandos busca-se contribuir potencializando atitudes: participativas, éticas, responsáveis e autônomas colaborando na construção de uma sociedade mais justa e solidária (cf. Projeto Educativo da Província Nossa Senhora Aparecida – PENSA, p. 13 e 14, 2011).

O Plano Estratégico da Rede Reparadoras materializa um horizonte comum e indica caminhos de ação para realizar com êxito os propósitos que nos movem mediante a filosofia da educação SMR em Rede. Ao considerar as demandas dos contextos contemporâneos, apresenta os seguintes marcos balizadores:

MISSÃO: Educar crianças e jovens para atuarem com protagonismo, autonomia, responsabilidade e criticidade no pensar e agir, de forma a contribuir para a formação dos sujeitos e de uma sociedade mais justa e solidária.

VISÃO: Promover uma gestão participativa para a construção de valores e saberes, acolhendo e vivenciando a diversidade cultural, de modo a contemplar o ser humano em sua totalidade.

VALORES: Tradição, qualidade, espiritualidade, solidariedade, cidadania, justiça, paz e participação.

Hino do Colégio Elisa Andreoli

 
Composição: Sheila Santos

 

Aqui no Elisa eu cheguei, com um mundo inteiro a descobrir,
Cheio de medos pra enfrentar e minha infância colorir.
Com o tempo vi que monstros só existem se eu quiser,
Que com força e com vontade venço tudo o que vier.
Dos primeiros passos aos primeiros sonhos, e muitos projetos começar…
Aqui no Elisa eu aprendi, com letras falo o que quiser,
Fórmulas, números, equações podem ser mais minhas paixões.
E com elas vêm amigos que pra sempre vou lembrar,
Ou amores tão bonitos que pra sempre vou guardar.
Dos primeiros passos aos primeiros sonhos, e muitos projetos começar…
Porque aqui, quando cheguei, encontrei mãos pra me guiar.
Eu sei agora, sou tijolo e esta escola é meu pilar.
Cresci, sou forte, tenho um norte pra me guiar.
Dos primeiros passos aos primeiros sonhos, e muitos projetos começar.
Dos primeiros passos aos primeiros sonhos, e muitos projetos começar.
Dos primeiros passos aos primeiros sonhos, e muitos projetos começar.
Dos primeiros passos aos primeiros sonhos, e muitos projetos começar.
 

Escanear o código